Doença de Crohn e Colite Ulcerativa afetam a vida de mais 13 em cada 100 mil habitantes no país
A cor roxa foi escolhida para representar um alerta sobre a prevenção das doenças inflamatórias intestinais – DIIs durante o mês de maio. O acesso da população a informações sobre a Doença do Crohn e Colite Ulcerativa é intensificado durante a campanha Maio Roxo, visando conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e informando sobre o tratamento destas doenças.
As DIIs são consideradas doenças crônicas e autoimunes. “Reconhecer os sintomas para o diagnóstico e o início do tratamento adequado são essenciais para proporcionar o bem-estar das pessoas. As DII são doenças provenientes de uma desordem do sistema imunológico, e como consequência, as células de defesa agridem os órgãos que compõem o trato gastrointestinal, especialmente os intestinos, grosso (cólon) e delgado”, explica a médica coloproctologista, membro do corpo clínico do HC, Dra. Ornella Cassol.
O diagnóstico precoce é fundamental para o controle das doenças e qualidade de vida do paciente. “É importante estar em dia com os exames periódicos, assim o médico poderá avaliar seu estado de saúde geral e detectar essas outras doenças”, esclarece a coloproctologista.
A doença de Crohn se manifesta geralmente através de diarreia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal e afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso. Já a colite ulcerativa se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon, manifestando-se por diarreia muito frequente com sangramento retal, e dor abdominal.
Comentários