Você já ouviu falar dos planos de saúde com coparticipação?
O plano com coparticipação segue as mesmas coberturas e rede credenciada do plano tradicional, porém, essa é a modalidade em que o usuário paga, além da mensalidade do plano, uma parte da despesa da operadora pelo atendimento prestado.
Por conta desta diferença, a parcela cobrada mensalmente no plano de coparticipação custa menos do que a mensalidade de um seguro tradicional. Então, quem não precisa de tantas consultas ou exames com frequência, tende a gastar menos com a coparticipação. Porém, essa avaliação deve ser realizada com cuidado para que os descontos da coparticipação não sejam superiores ao desconto na mensalidade do plano.
Há três formas de aumento: anual, por mudança de faixa etária e por sinistralidade.
Os contratos de planos de saúde preveem dois reajustes aplicados anualmente, o financeiro e por sinistralidade. Esses reajustes variam de acordo com o índice de inflação de cada contrato e o resultado do mesmo durante o período.
Já o reajuste por mudança de faixa etária, é aplicado no mês seguinte em que o segurado teve a alteração de idade. Lembrando que os planos seguem por faixas de idade, como de 00 até 18 anos, 19 a 23, entre outros.
O estabelecimento da franquia significa que, além de pagar uma mensalidade, o beneficiário paga uma taxa de até o limite da franquia contratada.
A franquia aplica-se em procedimentos de grande risco (internações para eventos clínicos ou cirúrgicos), cobrando um valor pré-determinado que, quando excedido, se torna responsabilidade da seguradora.
O corretor de seguros é o profissional intermediário entre uma seguradora e seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. Caso o cliente precise acionar o seguro, o corretor de seguros é chamado para mediar o contato e facilitar as ações necessárias e o cumprimento das cláusulas previstas no contrato de aquisição.
O que é rede credenciada, contratada ou referenciada de serviços de saúde? É o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, incluindo médicos, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, indicados pela operadora do plano de saúde para atendimento aos beneficiários.
Quando falamos sobre o aproveitamento de carências, significa aproveitar parcialmente as carências de outras operadoras de saúde, ou seja, entrar com carência reduzida no novo plano.
Seu seguro está prestes a vencer? Esse é o melhor momento para ocorrer a troca, essa situação é simples e corriqueira. A partir de 30 dias antes do vencimento já é possível renovar seu seguro em outra corretora, enviando uma notificação por escrito para a seguradora com 30 dias de antecedência.
Caso o pedido de troca ocorra fora desse prazo, é necessário a autorização por escrito da corretora atual.